top of page

Por que meu cachorro como coco?


Pérola já não come mais seu coco

Pode parecer nojento, mas casos de cachorros que comem fezes são mais comuns do que se imagina. Essa situação pode ser decorrente de um problema comportamental ou de saúde. Uma cliente da Vila dos Pets, a Pérola (foto), de 4 anos tinha esse problema. Ela é uma cadelinha vira-lata e que foi adotada há pouco mais de 1 ano. Antes de ganhar um lar cheio de amor e carinho, ela vivia um cubículo sujo de pouco mais de 1 metro com mais seis cães. Como alimentação, ela e os outros cães recebiam um prato de leite a cada 2 dias. Para ter a sensação de que estava alimentada, Pérola começou a comer seu próprio coco. Mesmo depois de ser adotada, esse hábito persistiu.

Como vimos, no caso da Pérola, comer fezes foi resultado de uma situação psicológica extrema de maus tratos. Mas existem outras condições em que isso pode ocorre. Quando o cãozinho é punido severamente pelo tutor ao defecar em local proibido, é possível que ele associe a proibição ao próprio ato de fazer coco; então, para não deixar pistas, ele acaba comendo sua caquinha. Filhotes, por natureza, estão desenvolvendo a sensação de descoberta e podem comer diversas coisas - até coco - apenas para saber como é o gosto. Já as cadelas que acabaram de dar à luz muitas vezes comem as fezes dos seus filhotinhos como forma de apagar seus rastros, evitando predadores. Ansiedade e medo também surgem como explicações. Vale lembrar que os lobos, parentes dos cães, eventualmente apresentam o mesmo costume, numa tentativa de garantir o que precisam na sua alimentação.

Casos em que esse hábito esteja relacionado à saúde do animal são menos comuns, mas devem ser investigados. Problemas no aparelho gástrico e parasitas no corpo do pet podem ser o gatilho para o problema. O ideal é sempre consultar seu veterinário, que saberá entender o que se passa com seu peludo, oferecendo a melhor orientação. Em tempo: no caso de Pérola, a dificuldade era comportamental. Sua veterinária indicou uma medicação que torna o odor das fezes menos atrativo. Essa indicação, aliada ao treinamento, ao reforço positivo e a uma boa alimentação, fizeram com que ela perdesse o interesse no coco. Sua mamãe agradece!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page