5 passos para escolher a melhor hospedagem para seu pet
Viajar e ter que deixar seu pet não é nada fácil. Sabendo dessa dificuldade, cresceu muito o mercado de hospedagem de animais domésticos. Mas nem todos os espaços são adaptados às necessidades dos peludos. Por isso, é importante estar sempre atento!
1- Atendimento
Ao pesquisar locais para hospedar seu pet, preste atenção em como você será atendido. O estabelecimento tem sempre o dever de informá-lo sobre a estrutura oferecida, as regras, a rotina que estará disponível para seu melhor amigo. No final do tempo de hospedagem, fique atento! Você deverá receber um feedback sobre o tempo em que seu pet ficou ali: ele se alimentou bem? Teve comportamentos estranhos? Participou de atividades? Ficou protegido no caso de intempéries ou tempo frio? A forma como essas respostas serão dadas vão determinar os níveis de carinho e de atenção que seu pequeno recebeu.
2- Higiene
O senso comum costuma deixar alguns conceitos incorretos serem transmitidos como verdade. Um deles diz que onde há animais costuma haver mau cheiro. Isso não poderia estar mais errado. O mal cheiro existe onde não há cuidados e higiene adequados. Certifique-se de que seu serviço de hospedagem utiliza produtos específicos para a limpeza de espaços habitados por pets e se a higienização ocorre com frequência (a cada xixi, a cada coco).
3- Estrutura
O serviço de hospedagem para pets não deve se transformar em um "depósito" de animais. Afinal, ao deixar seu cãozinho ali, você espera que ele seja bem-tratado e que receba atenção e estímulos, da mesma maneira como você faria se ali estivesse. Veja se o local conta com equipamentos adequados, brinquedos, caminhas, piso antiderrapante, baias para alimentação e um bom programa de rotina e atividades. Isso garante que seu melhor amigo vai ficar bem durante o tempo em que estiver afastado de você.
4- Segurança
Alguns pets podem ser comparados a uma panela com leite fervendo: basta um descuido e um acidente pode acontecer. Logo, o espaço de hospedagem deve oferecer toda a segurança necessária ao pet. Nada de objetos pontudos, plantas e alimentos proibidos à vista, desníveis muito grandes, portões abertos. Antes de confiar seu animalzinho a um serviço de hospedagem, tenha certeza de que ele não estará correndo riscos de se machucar ou mesmo de fugir.
5- Controle
Os bons serviços de hospedagem costumam oferecer monitoramento por câmeras. Essa é uma ferramenta importante para que tenha certeza do tratamento que seu pet está recebendo em sua ausência. Confira sempre pelas imagens o gestual dos monitores, a aparência de seu animal. Em qualquer situação que levante suspeita não hesite em entrar em contato com o local contratado.